Termos do Uso (Terms of Use)

Tudo aqui é livre para usar, mas dê crédito a Vash¹ em qualquer meio de utilização.

  • Uso comercial e não-comercialLivre para usar;
  • Redistribuição dos materiaisLivre para distribuir;
  • Edições e UpdatesLivre para modificações.

¹ Se preferir, Victor Sena (meu nome físico/real).

Button (Tamanho: 90x30)

Banner (Tamanho: 200x40)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Florestamento

Florestamento

Introdução

 Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu quarto tutorial sobre o RPG Maker VX/Ace, mas desta vez será na parte de mapeamento, aqui falarei sobre como fazer as florestas do seu projeto, espero que entendam o que quero passar para vocês. Qualquer dúvida do que irei falar é só ler o tutorial anterior sobre mapas.

Por Onde Começo?

 Primeiramente, começamos pela altura e largura do mapa, eu prefiro fazer um mapa pequeno para não ter dificuldade no preenchimento de detalhes depois e é melhor para demostrar neste tutorial. Depois de decidir o tamanho, eu escolhi 45x38, temos que pensar em como vai ser a floresta, eu farei com uma entrada para um caverna, um rio e uma cabana no decorrer desse tutorial.


 Vou começar com a localização da caverna, rio, cabana e o terreno que será grama baixa, grama alta e caminhos de terra nas entradas. É melhor fazer mais entradas para não ficar simples, como um boss, um baú, vila...

 Sobre a cabana, deixei o local com mais terra, porque é um local que as pessoas pisam como os caminhos feitos por cavalos com pouca grama e com água, para pescar ou nadar. Agora o rio, fiz a apenas para indicar onde será, ainda colocarei uma suposta entrada para uma caverna no espaço vazio, centro-superior.

 Porque essas brechas na grama alta? Para fazer o jogador pensar em qual caminho escolher e determinar onde ficará as árvores, porque as vezes temos que dar opções para ele escolher se levara para um lugar sem nada, com baú ou com a saída.

Paredes A4

 Agora vem a parte da pequena entrada para a caverna e o tile de floresta fechada que são do TileA4 do exterior.


 Repare que usei o tile de floresta fechada por cima da grama alta, depois coloquei a grama alta em volta dela e da montanha usando o shift. Aproveitando o shift, usei com água por trás da árvore, porque aquelas bordinhas ficam estranhas. Além disso, eu fiz alguns reparos no mapa para os caminhos serem certinhos e não problema de falta de espaço.

Hora de Copiar!

 Depois que terminar o uso do shift com a grama alta, agora é "hora de copiar!", vamos copiar os tiles usando a outra função do shift, explicado anteriormente.


 Primeiro, vamos fazer a outra entrada da caverna, crie um novo mapa ou deixei um espaço para copiar, faça variações para usar por cima do que já foi usado, pode ser cansativo, mas o resultado final vale a pena.

 Aproveitando vou colocar uma parte de terra e grama copiando também, outra coisa é copiar as bordas do rio com a grama para colocar por trás do tile árvore fechada. Para finalizar a parte de terreno, eu vou usar o tile de água mais escura, para dar impressão de profundidade no rio.


Detalhes e Mais Detalhes...

 Agora vamos aos objetos do mapa, mas antes vou dizer algumas coisas que deve evitar:

- Não coloque objetos iguais um do lado do outro como pedras, buracos, flores e matinhos dependendo do formato e o que será proposto no seu mapa, como um jardim ou mina que não tem problema;
- Use objetos de acordo com o terreno, você não vai usar um cogumelo, mato e árvore secos em terreno de grama;
- Eu prefiro evitar colocar cores iguais perto uma das outras como as flores, eu coloco por exemplo, amarelo, vermelho, branco, amarelo... Isso é opcional.

Entradas Para Caverna

 Como deixei um espaço maior e por preferência eu usei essa ponte maior encontrada no TileA exterior e lembre de usar o shift para não atrapalhar o terreno transformando em grama por baixo. Use na entrada varias posições com árvores, matos de parede com terreno de grama alto, galhos secos em locais com pouca grama alta, cores das flores longe umas das outras...


 Na suposta entrada, vamos usar os mesmo métodos que citei acima. Além disso, eu coloquei uma escada para uma parte de baixo, onde pode ficar um baú, NPC's...


Tenda

 Coloque a tenda em um local que tem terra e grama ao lado e coloque outros objetos como troncos cortados, balde com água, lugar para fogueira que fique por cima da terra... Verá que a parte de cima da tenda está apagada pelos objetos, mas não se preocupe, só usar eventos para substituir. E use o que falei sobre o anterior, a entrada.


Geral/Eventos

 Os detalhes que citei nos anteriores, pode usar no restante do seu mapa. Agora sobre o rio, use as plantas aquáticas e outros objetos que são por eventos para dar variação ao seu mapa, deixar ele rico em detalhes. Não esqueça dos eventos, use alguns tiles que não foram possíveis de colocar como eventos, o resto da tenda, pedras com água, baús, fumaça por cima da fugueira e outros que você quiser.


Agradecimentos

 Eu gostaria de agradecer a você que está lendo esse tutorial e acompanhou até o fim. A Enterbrain, por criar o RPG Maker VX/Ace.

5 comentários:

  1. Excelente como sempre, grande Vash. Tô torcendo por você no desafio da CRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e o apoio, sim, espero ganhar o desafio. =]

      Excluir
  2. Parabéns, tutorial muito útil. Por mais que quase ninguém utilize esse método passo a passo(o que sem dúvidas deve ser feito), esse método é, com certeza obrigatória para quem realmente se julga um mapeador. Meu deu ótimas ideias. Novamente, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelos parabéns e elogios, não sei ao certo como andam os tutorias de mapeamento ultimamente, então não sei se o meu método é realmente eficaz, mas obrigado novamente.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir