Termos do Uso (Terms of Use)

Tudo aqui é livre para usar, mas dê crédito a Vash¹ em qualquer meio de utilização.

  • Uso comercial e não-comercialLivre para usar;
  • Redistribuição dos materiaisLivre para distribuir;
  • Edições e UpdatesLivre para modificações.

¹ Se preferir, Victor Sena (meu nome físico/real).

Button (Tamanho: 90x30)

Banner (Tamanho: 200x40)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Florestamento

Florestamento

Introdução

 Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu quarto tutorial sobre o RPG Maker VX/Ace, mas desta vez será na parte de mapeamento, aqui falarei sobre como fazer as florestas do seu projeto, espero que entendam o que quero passar para vocês. Qualquer dúvida do que irei falar é só ler o tutorial anterior sobre mapas.

Por Onde Começo?

 Primeiramente, começamos pela altura e largura do mapa, eu prefiro fazer um mapa pequeno para não ter dificuldade no preenchimento de detalhes depois e é melhor para demostrar neste tutorial. Depois de decidir o tamanho, eu escolhi 45x38, temos que pensar em como vai ser a floresta, eu farei com uma entrada para um caverna, um rio e uma cabana no decorrer desse tutorial.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Icon Arte

Icon Arte

Introdução

Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu tutorial sobre o RTP VX/Ace na parte de pixel art, aqui falarei sobre a teoria e a pratica, espero que entendam o que quero passar para vocês e pratiquem, aqueles que estão aprendendo.

O que é RTP?

 O RTP, ou melhor, Run Time Package é um pacote de recursos simples, mas completos para serem usados nos makers, contém gráficos e sons. Cada gráfico segue um padrão, o que vou explicar aqui sobre o padrão do RTP VX/Ace nos icons, então fiquem atentos, meus caros aprendizes.

Quais Cores?

 Primeiramente o RTP VX/Ace usa um numero determinado de cores para cada parte do icon. De uma olhada em um icon do Iconset do RTP:


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Funções Básicas para Mapas

Funções Básicas para Mapas

Introdução

 Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu segundo tutorial sobre o RPG Maker VX/Ace, mas desta vez será na parte de mapeamento, aqui falarei sobre as funções básicas para fazer mapas, ou seja, na teoria e espero que entendam o que quero passar para vocês.

Abas!?

 Primeiramente irei falar como é o sistema de mapeamento do VX/Ace, as abas, diferente das outras versões, ele tem as abas TileA, TileB, TileC, TileD e TileE. No A, é subdivido em terreno de animação no caso a água por exemplo, depois o terreno normal, tem as paredes, muros e telhados e por fim um em geral. Depois vem o TileB, TileC, TileD e TileE que são para objetos, os que sobrepõem o TileA.


 Na versão VX é possível usar as abas para todo o projeto, já na versão Ace é possível escolher qual tile, conjunto de abas, para cada mapa.