Termos do Uso (Terms of Use)

Tudo aqui é livre para usar, mas dê crédito a Vash¹ em qualquer meio de utilização.

  • Uso comercial e não-comercialLivre para usar;
  • Redistribuição dos materiaisLivre para distribuir;
  • Edições e UpdatesLivre para modificações.

¹ Se preferir, Victor Sena (meu nome físico/real).

Button (Tamanho: 90x30)

Banner (Tamanho: 200x40)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ao Estilo RTP VX/Ace

Ao Estilo RTP VX/Ace

Introdução

 Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu tutorial sobre o RTP VX/Ace na parte de pixel art, aqui falarei sobre a teoria e a prática, espero que entendam o que quero passar para vocês e pratiquem, aqueles que estão aprendendo.

O que é RTP?

 O RTP, ou melhor, Run Time Package é um pacote de recursos simples, mas completos para serem usados nos Makers, contém gráficos e sons. Cada gráfico segue um padrão, o que vou explicar aqui sobre o padrão do RTP VX/Ace nos characters, então fiquem atentos, meus caros aprendizes.


Quais Cores?

 Primeiramente o RTP VX/Ace usa um numero determinado de cores para cada parte do corpo. De uma olhada neste frame de um char do RTP:


 Se olhar bem vai perceber quais cores são usadas. Para a pele sempre são 4 cores, para o cabelo é 5, nas roupas já são de 3 a 4, mas isso pode variar de acordo com o seu gosto. E a cor que é mais usada é o preto, pois ele dá um destaque ao local usado e funciona como sombreamento no char, olhe bem onde o preto está. Mas você pode tirar se quiser, como fiz na imagem abaixo, veja a diferença:




 Não removi dos olhos para dar destaque, claro. Mas isso vai variar de gosto. Agora sobre os acessórios ou objetos, variam de 3 a 4 cores como as roupas. Espero ter explicado bem esta parte.

Sombreamento, Sabe Usar?

 Esta parte é a mais importante, o sombreamento, algo que é bastante útil e deixa o projeto bonito. Há vários tipos de sombreamentos, isso vai depender da luz que vai direcionar no seu char, no RTP VX/Ace essa luz vem da esquerda superior, veja alguns exemplos:


 Olhou bem? Viu que no lado esquerdo do capacete e no cabelo dos chars são mais claros? Então isto faz bastante diferença, deixa o personagem mais natural. Mas espere ai! Não vá achando que é por todo o corpo, isso é de preferencia na cabeça. Já no corpo é diferente, os dois lados recebem o mesmo tipo de sombreamento, tanto que se fizer um lado e inverter vai ficar como o outro.

Vamos a Prática, não?

 Pois bem, chega de teoria, agora é botar a mão na massa mesmo. Primeiro vamos pegar um modelo para começar e uma paleta de cores, de preferencia cores vivas, o que é o fundamental no VX/Ace.

 Você pode fazer ou editar os characters, o modo mais fácil é editar, mas claro, para dar uma forma original, farei pela edição porque é mais fácil para apresentar neste tutorial. A paleta será esta:


 Quais Bases devo Usar?

 Para fazer um personagem, você precisa saber usar a base certa para facilitar ainda mais na edição do personagem. Pegarei o Actor5-3 para fazer uma edição, transformando em uma personagem conhecida pelos usuários do RMXP, vamos ver se vai descobrir no decorrer do tutorial.


 Já adivinharam? Se não vou dizer é a cover (capa) do RMXP, parecida não é?

 Espero que tenham entendido e gostado, peço desculpa por não ter mostrado os outros lados, pois eles são fáceis de fazer, é o mesmo procedimento, lembrando que isto é uma edição, se possível vou mostrar como fazer de forma original, a forma mais difícil.

Agradecimentos

 Eu gostaria de agradecer a Enterbrain por ter criado a Paleta do RTP VX, a você que está lendo esse tutorial e acompanhou até o fim. A dona da Mint Chocolate Tree pela base do cabelo, gostaria de agradecer ao Damyoro por me ajudar com o título do tutorial, Arkhan Holycross que me ajudou na correção do sentido e ortografia do meu tutorial e Enterbrain, por criar o RPG Maker VX/Ace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário